Marketing

Não é sobre marketing digital, mas sim sobre compreensão digital do marketing

Chega ser clichê falar que estamos em uma era digital, mas como dizem os sábios – o óbvio precisa ser dito. E, o que fortalece esse argumento sobre a digitalização são os dados de mercado:

No Brasil, cerca de 70% da população está conectada à internet e nas regiões urbanas esse número é ainda maior, chegando a 74% (TIC Domicílios).

Os Smartphones são o acesso mais popular à internet do país e já temos mais celulares ativos que habitantes, com cerca de 230 milhões de smartphones (TIC Domicílios; FGV-SP)

Além disso, cerca de 53% dos brasileiros passam mais de 6 horas por dia conectados na internet, tendo como tempo médio de uso 9h e 14min diários (ESET).

Claro, esses dados ilustram uma visão positiva do acesso à internet no país, não demonstrando a desigualdade que vivemos, porém nos apontam para uma direção – que a digitalização está se disseminando de forma acelerada no país.

Mas apesar dessa digitalização abundante de tudo que fazemos, há uma frente muito importante que está sendo esquecida pelos profissionais de marketing: que é o mundo off-line (sim, ele ainda existe). 

Isto é, o mundo em que nós, humanos, vivemos, o local em que sentimos sensações, experiências e interagimos com outros humanos.

CONEXÃO FÍSICO E DIGITAL

Apesar de todo o avanço do digital e das facilidades que ele promove, o mundo off-line não deixou de existir e entender isso, proporciona que os profissionais pensem em uma lógica PHYGITAL para as estratégias do seu negócio: com a conexão do físico e do digital.

Phygital relacionado ao marketing, se trata da compreensão digital para ações presenciais, unindo o potencial e poder de escala que o digital proporciona, com as experiências e as sensações que o físico nos possibilita.

CARTAS DO NUBANK

Um exemplo que ilustra muito bem essa conexão são as ações do Nubank, que por ser um banco digital pensa na experiência do usuário em primeiro lugar, tanto na comunicação quanto na própria interface do seu aplicativo.

Porém, o Nubank também é referência na pessoalidade e personalização da comunicação e isso se materializa quando a empresa envia cartas e presentes para se comunicar com os clientes, conforme o exemplo abaixo:

Eles poderiam sim enviar um e-mail, uma SMS, mensagem por Instagram, mas o que teria de diferente nisso? Qual a sensação e experiência que o cliente sentiria? Nenhuma, né?! Por isso, é importante realizar essas conexões, visto que hoje temos a oportunidade de criar estratégias unindo esses dois mundos.

CONHEÇA SEU PÚBLICO

Outro exemplo, que ajuda entender a importância da conexão físico e do digital, se dá pelo fato de cada vez mais as empresas precisarem conhecer seu público alvo. Em 2019, participei de uma palestra do RD Summit com o CEO da Rock Content e ele trouxe um exemplo que eu jamais vou me esquecer. Ele contou que na empresa dele eles estavam sentindo dificuldades de conversarem por meio dos seus conteúdos produzidos, com os responsáveis pelo marketing de grandes empresas.

Eles conseguiam conversar com os analistas, que baixavam as planilhas, com coordenadores que baixavam estudos e ebooks, mas não conseguiam chegar até os diretores, ou seja, os principais tomadores de decisão. Então, eles foram olhar para os dados e informações para entender mais sobre aquele público e perceberam que aqueles profissionais eram leitores de revistas físicas de alta credibilidade.

Por meio dessa análise, eles criaram uma revista trazendo diferentes conteúdos e entregaram para os principais gestores que eles queriam atingir e foi um sucesso o resultado, pois eles usaram a compreensão digital para o marketing, unindo o físico e digital para criar uma ação de conexão com aquele público.

NÃO SOMOS ROBÔS

Com isso, é possível perceber que não somos (ainda) robôs, precisamos do físico, precisamos de conexões, sensações e experiências. A pandemia do COVID-19 nos mostrou ainda mais isso, que o online facilita e ajuda, mas estar com as pessoas e sentir diferentes emoções e sensações é o que nos torna realmente humanos. E, se você quer humanizar a sua marca, não pense somente em marketing digital, pense em compreensão digital do marketing.

Pense digital, seja humano = phygital.

Marketing

CATEGORIAS

Verified by MonsterInsights